T O P

Bolsonaro pode ser o primeiro em mais de 20 anos a não se reeleger.

Bolsonaro pode ser o primeiro em mais de 20 anos a não se reeleger.

death_to_noodles

Gosta tanto de copiar o Trump em tudo, vai copiar isso tbm. Lá foi uma grande série de reeleições tbm, até chegar ele com um mandato só


git-fetch-me-a-beer

Ambos seguiram a cartilha fascista do Steve Bannon e deram mal. Espero que sirvam de lição pros futuros políticos de extrema direita pelo mundo.


idontlikeflamingos

É uma maneira muito eficaz de ganhar popularidade quando é oposição. O problema é que pra governar tem que ter um mínimo de cérebro e competência. Aí a estratégia cai por terra.


CaitaXD

Os cara faz roleplay de facista mas conseguem nem fazer os trems chegaram na hora


death_to_noodles

Não não, espero que continuem seguindo o Bannon e se ferrando. Não aprendam nada, por favor.


chairdeira

> deram mal vamos esperar confirmar o fim do bolsonaro. ele ainda tá se dando muito bem pra tanto de merda que fez e faz


supermalukim

Ok, Lição aprendida. Vou me espelhar em alguém mais a direita ainda. /s


gabstv

ele bem que poderia copiar também os chiliques no twitter (*RIGGED ELECTION!*) e aí ser banido de twitter, Facebook etc.


Lutoures

Sim! E eu acho que as pessoas aqui ainda não entenderam o tamanho da derrota do Trump. ​ Foi a primeira vez que o Partido Republicano não conseguiu se eleger duas vezes em seguida desde o Benjamin Harrison (1889-1893). ​ É MUITO difícil um presidente no mandato nos Estados Unidos não se reeleger, em especial se o Partido acabou de voltar ao poder. E no Brasil também. ​ O Trumpismo e seus afiliados locais são perigosos e vão deixar um trauma de longo prazo no país, mas tbm são incrivelmente incompetentes


HotLikeHiei

o pai do Bush perdeu a reeleição pro Bill Clinton


Lutoures

Sim, mas neste caso o Bush pai foi eleito logo depois do governo Reagan, então já eram 12 anos de Republicanos no poder.


HotLikeHiei

O Trump nem teve mais votos na vdd


tun3man

Se tivesse vacinado e segurado a economia realmente estaria reeleito, mas preferiu o negacionismo.


JardsonJean

Isso é o que me impressiona mais. O candidato mais sujo, mais mau-caráter, mais rasteiro que estivesse na cadeira da presidência iria olhar para a pandemia como um passe garantido para a reeleição. Cuidou direitinho? Vacinou rapidamente? A economia já estaria organizada, a popularidade dele estaria bem e nas campanhas eleitorais ele teria um vasto material para ofuscar a população contra qualquer outra cagada que ele tivesse feito no meio do caminho. Mas Bolsonaro fez isso? Não. Ele preferiu o orgulho e a ignorância.


MisterVovo

Ele preferiu o orgulho de ser ignorante


g_ferla

krl que bela frase mesmo


HyalinSilkie

Frase mais precisa sobre o Bolsonaro que eu vi nos últimos dias. 10/10


vitor_z

Bolsonarismo é todo um movimento de ignorantes orgulhosos


Clear_Access3349

Mesmo que a economia estivesse um caos. Poderia por a culpa na pandemia. Ele é muito burro. Muito mesmo.


karamazzov

Inteligência não é com ele, né? Não passa dum bravateiro. Ó o Dória, que ardiloso. Soube bem aproveitar o momento e fazer política


qwertyman2347

O Dória sabe fazer política, mas me parece que ele não saiu tão bem quando gostaria. Só ver as intenções de voto dele. Ele queria chegar grandão pra 2022, mas nem no PSDB gostam dele. Sei lá se vai sair pra governador ou presidente, mas ele sofreu com uma pressão dos bolsonaristas foda (que são parte significativa de quem elegeu ele) e jamais vai ter apoio da esquerda.


karamazzov

É, ele calculou mal a própria rejeição, principalmente aquela da esquerda. E agora conta com a rejeição da ala bolsonarista que o elegeu. Se muito ele consegue se reeleger governador


Big_Seaworthiness_92

Ironicamente, culpa do Bolsonaro, ou na decisao dele apoiar o Bolso quando estava na eleicao.


vitor_z

O pior é que, imo, ele nem precisava se colar no bolso pra vencer. Era só ficar quietinho e deixar os grupos de ZAP fazer o trabalho de pintar o PSB como o malvado socialista


asj3004

O oportunismo dele está cobrando a conta. Mas vocês viram a propaganda do Estado sobre a retomada da economia em São Paulo? Muito bem feita. Chega a emocionar. O cara é (tem) bom publicitário.


ResetedNoob

Foi isso que ele ganhou tentando usar o bolsonarismo de escada. Esse vírus de ideologia não é bom para ninguém. Se ele tentasse jogar limpo e fazer uma campanha defendendo um plano mais verdadeiro e condizente com o viés do partido dele talvez não tivesse perdido tantos eleitores. Agora ninguém vota nele, mesmo que soube fazer política.


IronBENGA-BR

A ganância e orgulho do Dória vieram por outra via. Ele achou que chegar chutando porta e puxando tapete fosse levar ele até a presidência, quando no máximo ele chegou até onde o apadrinhamento do Alckmin deixou ele chegar.


Great_Spartan

Se muito, o máximo que o Doria consegue agora é deputado federal.


vvvvfl

basicamente o Dória joga o jogo, mas o problema é que é o Dória.


Kellar21

Verdade, era só ter pego as vacinas, só ter pago de salvador da pátria, tirado foto com caixa da Pfizer, apertado mão de governador da oposição do lado de entrega de vacinas, feito pronuncianmento que o governo Federal tinha negociado com tal e tal. E aí podia jogar qualquer oposição como se estivesse atrapalhando ele de focar nos problemas grandes. Mas não, ficou na cloroquina, no gabinete das Sombras, tentou ganhar merreca com propina de vacina, ao contrário do governo dos EUA, não tinha ninguém com culhão pra simplesmente ignorar ele e comprar vacina mesmo assim.


tun3man

Aí que tá, por mais bosta que o Trump seja ele comprou todas as vacinas necessarias. O Brasil era exemplo mundial de vacinação pública e por maldade e incompetência deixamos morrer milhares de pessoas.


Kellar21

Na vdd como o Trump estava na loucura da reeleição, eles passaram por cima dele e ignoraram ele e compraram as vacinas, aí ele tinha que "apoiar". Nos últimos meses o Trump governou o país menos ainda.


tun3man

Aqui o Bolsotralha simplismente defenestrou cada um que tentou bater de frente


ResetedNoob

Manoo, pior que nem é só isso. O cara foi muito apoiado, ele tinha apoio de TODO MUNDO. O cara teve apoio militar, apoio majoritário do congresso, apoio das igrejas, apoio de empresários poderosos, apoio de diversos partidos conservadores, apoio de jornais e órgãos de emprensa e até da classe média majoritária. É por isso que eu falo que o Bolsonaro é burro mesmo, é porque o cara tinha a faca e o queijão na mão, mas no 1° ano dele, a primeira coisa que o maluco fez foi brigar e sair do próprio partido. O Bolsonaro traiu todos que juraram apoio a ele, incluindo líderes religiosos, os tais órgãos de imprensa, os tais empresários e jornalecos. O Bolsonaro não tinha um plano de governo, muito menos escolhido ministros competentes, mas mesmo assim ficou trocando os ministros da saúde só pq não queriam seguir suas ordens. Jair, fez muita merda, mas com o tanto de apoio que ele teve a imprensa pegou muito leve, pois nos governos do PT eles eram atacados por qualquer coisa ou erro de fala. Bolsonaro não tem decoro, não sabe fazer um discurso, mas mesmo assim pegaram leve. O nosso presidente recebeu dezenas, quase centenas de propostas de vacina. Tudo o que o maluco tinha q fazer era aceitar, mas seu governo negligenciou. O próprio Dória fez uma proposta nacional e super decente para o Bolsonaro, imagina se o cara tivesse aceitado? Ele estaria feito, com certeza sua popularidade iria subir muito. Só que isso jamais aconteceria, Messias mostrou no fim das contas aquilo que ele realmente é, um animal, um ser irracional que age completamente por impulso sem nem pensar duas vezes, tomando decisões completamente aleatórias e imprevisíveis. Ele perdeu muito, mas muito apoio. Mesmo assim, ele ainda tinha o seu gado, mas como vimos, ele foi um covarde e voltou atrás naquilo que disse. Convocou milhares de pessoas para uma manifestação que ameaçava a democracia e depois por medo de dar alguma merda teve que recorrer a um político de verdade, que soube fazer um discurso para fugir. Nesse último evento o que aconteceu é que ele conseguiu apenas perder mais uma parte do gado dele. É por isso que ele não vai ganhar. Não importa a ideologia do cara, nem o apoio e a influência dele. Ele é um burro, ele não tem capacidade de governar, nem sei como que ele conseguiu ainda escapar do impeachment. Bolsonaro é apenas um cagado fudido q deu sorte.


narizdeboi

É um ignóbil, nem pra explorar esse cara serve, incrível. O único compromisso dele é com a família e com as vozes da cabeça dele


asj3004

Lambe-bolas, do Trump, quis imitar o negacionismo do americano sem parar para pensar. Era ano de eleição nos EUA, e o Trump quis minimizar a gravidade da pandemia para não prejudicar a economia (e perdeu mesmo assim). Só que aqui não tinha eleição. ele podia ter unido o país contra o inimigo externo e hoje estaria com uma aprovação de 80%. Mas para isso precisaria ser um adulto funcional e um ser humano decente. Desafios maiores que a maior pandemia em cem anos.


NoExpert225

Ele preferiu salvar os filhos. Não se engane, tudo o que o Bolsonaro fez até agora é para livrar a própria família.


mark1nhu

Bem, em um primeiro momento, a atuação dele na pandemia não tinha relação nenhuma com os filhos. Trabalhou contra isolamento, máscaras e álcool em gel porque é um arrombado ignorante mesmo.


SZAED

Dá pra comparar com o Bush pós 11/09. Todo mundo tinha certeza na época que ele não se reelegeria mas fez um trabalho mínimo durante a crise e venceu a eleição.


[deleted]

[удалено]


Clear_Access3349

Cara, tenho certeza que perde.


lfporazza

Deixasse a condução da pandemia ao ministério da saúde que tinha excelentes nomes na pasta mas que sairam após a demissão do Mandetta.


Shironeko_

Isso é o que mais impressiona disso tudo. Se o Bolsonaro não tivesse feito **NADA**, ele teria a Reeleição garantida. Ele fez de tudo para minar os esforços contra o combate à pandemia, ele trabalhou com afinco **contra** a população. Se ficasse caladinho na dele e deixasse os especialistas conduzirem as medidas adequadas (ou seja, os "técnicos" que ele tanto falava sobre na campanha dele), ele ganhava a reeleição fácil, fácil. Agora ele alienou todo mundo com dois neurônios e não pode voltar atrás, pq a base voraz que ele cultivou vai certamente se virar contra ele.


tun3man

Aliás, ainda está tentando sabotar a 2a dose da vacinação de são Paulo.


[deleted]

[удалено]


IronBENGA-BR

E fica dobrando a aposta toda rodada, achando que vai tirar todo mundo da mesa.


tun3man

Aí quando perdeu todos os bens ainda aposta o toba e perde!


IronBENGA-BR

E sai puto querendo briga com todo mundo porque acha que foi roubado


sellera

gostei, vou começar a chamar o RSF assim agora.


random_BA

Só lembrando que ele não fez essa cagada de graça, o empresariado e comerciantes em geral ficou no ouvido dos governantes o tempo todo para não ter lockdown e na época tinha pouca perspectiva que a vacina saísse dentro de um ano. e como Bolsonaro é cachorrinho da nossa elite do atraso fez o que pode para minimizar a pandemia e impedir as medidas de proteção que atacavam a econômica a curto prazo.


poeiradasestrelas

Culpa da base ideológica do governo que faz a cabeça dele, é tudo Qanon


Beard_Man

Decidiu pautar o governo pelo cercadinho e pela fan base alucinada da internet. Se fodeu.


Montezum

Ainda não se fodeu né


Grinchonato

Foder-se-á


ikesrapii

Se o senhor parar de interferir; né, Conde Temer?


jirobow152

Não o suficiente.


blocodents

Eu fico em choque com isso cara. Pandemia foi uma oportunidade de ouro pra qualquer político que quisesse se manter no poder. Era só fazer o MÍNIMO, e não baixar as calça e ficar de quatro pra empresário, que conseguia uma reeleição SUAVE, ainda mais pensando que eleição é só ano que vem, e ele ainda pegaria o carona na retomada econômica natural pós pandemia.


lfporazza

Um preço muito pago por tanta incompetência, maldade e despreparo.


Clear_Access3349

Tinha tudo nas mãos. Adquirir vacinas e seguir a OMS. Ele é muito burro.


I_Love_Fox

Né? Eu comento isso com amigos, era FÁCIL ser reeleito, só ter ouvido seus ministros da saúde desde o começo e ter se importado com a vacina que seria reeleito fácil.


1836Laj

Se ele ficasse calado durante a pandemia inteira. Tipo, mudo mesmo. Ele seria reeleito sem dúvidas.


[deleted]

Exato. A gestão da pandemia desastrosa foi o maior pecado dele.


mark1nhu

Não tinha como negar sua própria natureza.


issamaysinalah

Nada melhor pra garantir a reeleição do que uma crise, o único problema seria se a crise durasse até o período de eleição , mas fora isso era garantido só com ele fazendo o mínimo necessário (tipo o que o Dória fez), porem assim como a sua base o Bolsonaro tbm é um tiozão que acredita em fake news e teorias da conspiração e acabou entregando a reeleição por pura burrice


GShadowBroker

Mesma coisa do Trump. Acho que se pelo menos a sua gestão da pandemia tivesse sido bem feita, ele teria boas chances de se reeleger.


Ton1tee

É, se não tivesse acontecido a pandemia, ele provavelmente seria reeleito, assim como aconteceu com o Trump.


tun3man

Trump foi por poucos votos né? Se não tivesse deixado morrer tanta gente teria sido eleito.


Ton1tee

Sim, não teria essa comoção toda, além da pandemia, teve o Black Lives Matter, que ele tratou de forma terrível também.


Luck-Ian-Oh

Legal seria ele concorrendo a deputado com medo de não ter mandato nenhum ano que vem.... E perdendo.


Fandangus

Do jeito que ele é frouxo, eu não duvido. Mas, se não estou enganado, ele precisa renunciar do cargo 6 meses antes da eleição se quiser concorrer para deputado. Nos livrarmos mais cedo do Bolsonaro já seria um alívio.


Luck-Ian-Oh

Imagina ele fazendo isso e o eleitorado se convencendo de que tudo era uma grande estratégia, rs


Alphonsons

Ele precisa voltar a ser deputado pois escondeu no antigo gabinete provas contra o Lula.


Shironeko_

Ele precisa voltar a ser deputado, para ser líder da câmara, para aprovar o processo de impeachment contra o Lula. Ele tá jogando Dama em 6D e vocês nem sabem.


Alphonsons

Da última vez nem o filho votou nele pra presidente da Câmara.


Shironeko_

Mas da última vez ele não era o mito herói da nassaum. Confia no capetão.


gabstv

Ass. Kim D Paim


sellera

eu sempre achei que esse cara era um personagem satírico, me recusava a acreditar que alguém pensava assim.


sellera

xadrez 5D, dos q-debilóides.


DanielINH

Imagina ele fazendo isso e sendo preso antes da eleição


Luck-Ian-Oh

Junto com os filhos...


marble-pig

Eu não tenho esperança no impeachment nem em cassação de chapa atualmente, as instituições já mostraram que nem uma tentativa real de golpe (pq aquilo que aconteceu no dia 7 foi isso) é o bastante pra tirar eles da inércia das notas de repúdio. Minha esperança atualmente tá no Bolsonaro perceber que não vai conseguir se reeleger, desistir da reeleição e mandar uma desculpa pro gado de que como as instituições não deixam ele trabalhar, ele vai voltar pro legislativo pra servir o país.


CaioNintendo

Pior que pra deputado é impossível perder. Qualquer político com nome conhecido é praticamente garantido pra deputado.


JlucasRS

Senado ele consegue fácil também.


Shironeko_

Collor que o diga.


AptC34

Qual vai ser o partido dele? Se bem que duvido nada que ele puxe vários outros eleitos embaixo dele, logo qualquer sigla vai querer ele. E aí ele volta pro baixo clero de onde não deveria ter saído?


myrmexxx

Apostaria no PP


Great_Spartan

Tem os antigos PMB, PRTB, tem o DEM, o Republicanos, o Patriotas e uma cambada de outros partidos pequenos convidando ele. Ele ainda tem um séquito de deputados e senadores fiéis que vão com ele onde ele for, o que dá uma grana gorda do Fundo Eleitoral.


Letuba87

Qualquer político não, qualquer maluco conhecido.


issamaysinalah

Por mais que o apoio dele tenha diminuído ele ainda tem uma base de fanáticos considerável, com certeza consegue qualquer cargo de deputado e até senado só com essa base, e ainda garante pros filhos tbm.


El_Buga

Tem minion suficiente pra manter o clã todo eleito ainda, infelizmente. Talvez não para presidente, mas pra senador e deputado acho garantido. Por isso encho tanto o saco defendendo cassação de chapa e inelegibilidade pra familícia.


Pedinhuh

Ah mas ele ganha, se bobear o RJ até elege ele pra governador. Tem o sul do país tbm, cujo boa parte ainda é leal a ele.


Great_Spartan

O único ponto positivo é que nessa altura do campeonato todo governador do RJ sai preso do mandato.


SeerPumpkin

Ele não pode concorrer a deputado sem renunciar a presidência


vvvvfl

felizmente ele não pode, presidente só pode concorrer a presidente. Tem que esperar um tempo antes de concorrer a cargos menores.


marcio0

pra deputado acho que não perde não...


AzafTazarden

Ele pode perder como presidente, mas duvido como deputado. Precisa de muito menos voto pra ser eleito deputado e não precisa ser o mais votado de todos e a base eleitoral dele ainda é grande o suficiente pra isso. A questão é que aí a imagem dele de arregão talvez fique eternizada


zknora

Só uma observação histórica, a emenda da reeleição foi aprovada no governo do Fernando Henrique Cardoso.


dapper_drake

> a emenda da reeleição foi ~~aprovada~~ comprada no governo do Fernando Henrique Cardoso. CIPV


FitBoog

Pode explicar pra um millenium perdido?


vit05

Existiam 4 blocos naquela época. Do FHC, a favor, do Maluf, Do Sarney- parte do PMDB e parte do PFL e da oposição Pt-PDT etc contra. Temer era o presidente da Camara, ele era a favor. Sarney era presidente do Senado, ele era contra. Ou seja, era uma disputa grande. Uma pesquisa da folha antes da votação falou que a emenda não passaria. O placar final foi : Câmara: 336 votos a 17, com 6 abstenções. Dos 513 deputados, votaram apenas 359. Os que não votaram tentaram uma manobra pra esvaziar a votação e não conseguiram. No Senado, mesmo com o Sarney trabalhando contra, foi uma goleada: 62 votos a favor e 14 contra. "Aos vencidos, batatas" disse Sarney. 2 deputados falaram que receberam propina pra votar a favor, 100 mil cada. Anos depois um deputado falou que os dois lados pagaram propina, o outro lado liderado pelo Maluf, mas o a favor pagou mais e venceu. Nada disso foi investigado pq o procurador engavetou todas as denuncias. Tipo, os deputados admitiram, renunciaram ao cargo e NADA foi investigado. FHC pode disputar a reeleição e venceu no primeiro turno. Maluf desistiu de disputar a presidência, ele estava no auge da popularidade depois de ser prefeito de São Paulo. Disputou o governo e perdeu no Segundo turno pro Covas. Sarney saiu da presidência do Senado e o ACM entrou. Não fez campanha pro FHC em 98 e em 2002 apoiou o Lula. https://pt.wikipedia.org/wiki/Reelei%C3%A7%C3%A3o https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/governo-fhc-comprou-votos-para-aprovar-reeleicao-diz-delator-da-lava-jato-0vmyu2n3ahzyjzchy7jffo50c/ https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/1997/06/04/reeleicao-tem-aprovacao-final-62-votos-a-favor-e-14-contra https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/5/18/brasil/19.html https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/1/29/brasil/12.html https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/02/fernando-henrique-foi-o-primeiro-presidente-a-ser-beneficiado-com-pec-que-permitia-a-reeleicao.shtml https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_no_Brasil_em_1998 https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_em_S%C3%A3o_Paulo_em_1998 https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Sarney https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Amap%C3%A1_em_1998


FitBoog

Gosto de quem posta fontes. ♡


mark1nhu

Basicamente não existia reeleição no Brasil, mas o Congresso votou uma PEC mudando a constituição e permitindo-a. ~~O presidente do congresso era, se não me engano, Aécio Neves.~~ Muitos votos foram comprados por ele (Aécio) e, aparentemente, inclusive teve deputado confessando/admitindo posteriormente. Joga "fhc compra reeleicao" no Google e vai ter um monte de fonte diferente explicando o caso. Correção: Aécio virou presidente do congresso depois, não em 97. Mas o que se diz por aí é que ele esteve envolvido no processo, pois aparentemente a irmã dele aparecia em uma lista de operadores de propina. Acho que ele era líder do governo câmara.


Deepflusso

>O presidente do congresso era, se não me engano, Aécio Neves Nossa senhora...


mark1nhu

Editei o comentário, pois minha memória me traiu. Aécio foi eleito presidente da câmara alguns anos depois. Mas ele é acusado de ser um dos envolvidos em viabilizar a compra, de qualquer forma.


dapper_drake

https://www.poder360.com.br/congresso/entenda-como-foi-a-compra-de-votos-a-favor-da-emenda-da-reeleicao-em-1997/


josiscleison

>Pode explicar pra um millenium perdido? Muito dinheiro público foi pra mão de deputado pra darem um mandato a mais pro FHC, só isso que você precisa saber.


overman_rs

E nunca deu em nada, pq era o PSDB e não o PaTê.


El_Buga

Lamentável saber que foi preciso uma salada de pandemia com negacionismo e 580 mil mortes como entrada, mais todas as consequências socioeconômicas disso no prato principal, mais ameaça de golpe como sobremesa, para que ele finalmente perdesse força. Até ano passado esse fdp estava firmemente reeleito. Ele basicamente teve que fazer tudo errado e ainda ir muito além disso na loucura ideológica pra uma parcela se dar conta de quem ele realmente é. Tá tudo muito errado.


Kellar21

E ainda tem chance de usarem o Anti-Petismo e ele se reeleger. Difícil, mas possível.


DoranAetos

Isso é uma das coisas que mais me assusta. Ele já era assustadoramente incompetente e louco desde o começo. Genocídio com indígenas vem desde o primeiro ano do mandato, Amazônia em chamas, direitos trabalhistas indo embora, caso de corrupção. Tudo isso o pessoal teria engolido numa boa e reeleito ele se não fosse a pandemia dando um freio e uma possível quebra na força. É bizarro


El_Buga

Enquanto o brasileiro não desenvolver senso de comunidade, de coletividade, e consciência de classe, vai continuar sendo assim. Ninguém viu que estava votando contra os próprios interesses, porque acreditaram em promessas absurdas e até mesmo abstratas em nome do ódio a um inimigo fictício.


Poponildo

NÃO ZICA, PORRA


Mirowsky

É porque a urna foi adulterada pelo ráquer /s


rsorin

Aproveitando, sempre bom lembrar que o FHC comprou votos para aprovar a emenda da reeleição em seu primeiro mandato.


JoaoEB

100 mil dólares por voto segundo as lendas.


theOutsider01

E muitos candidatos disseram que iriam acabar com reeleição. Mas assim que colocavam a faixa, batia o esquecimento.


idontlikeflamingos

O próprio Bolsonaro, inclusive. Dizia que não queria reeleição mas já tava fazendo campanha no momento que botou a faixa.


trafans

Vou acabar com a reeleição! ^(depois que eu for reeleito)^^(talvez)


marcio0

vou ver e te falo


AstlerFox93

O Bolsonaro não faz esforço nem pra esconder as falcatruas. Dá nisso hahah


Wkw_2046

Tomara, mas não vamos ficar no oba oba. Tem muita coisa pela frente e ele tem chances sim de ganhar.


renaum

Alçar Dilma do anonimato político à presidência foi impressionante, mas nada me tira da cabeça que Lula queria alguém que não conseguisse ameaçar sua influência. Não acho saudável para uma república a mesma pessoa ter três, talvez quatro, mandatos. É muito poder acumulado.


aluminium_is_cool

Lula poderia ter se candidatado em 2014 e ninguém do partido ia reclamar


enuteo

Dilma que não abriu mão, salvo engano. E acho que ele estava tratando o câncer dele.


intherorrim

Sim, Marta Suplicy disse que Dilma não abriu mão e Lula ficou bastante incomodado. Dona Marisa ficou com ódio da Dilma.


Kellar21

Se ele tivesse se candidatado, sou obrigado a dizer que teria ganhado, sido reeleito e provavelmente não estaríamos nessa merda tão grande. PQP o meu eu de uns anos atrás ia se doer ouvindo isso, mas é a vdd.


braujo

Essa é uma das razões que me fazem ficar com um pé atrás qnd penso em votar no Lula ano que vem. Odeio a ideia de eleger alguém para um *terceiro* mandato qnd o limite deveria ser 2.


impostercoder

Em condições normais eu concordo, mas com o que virou o Brasil isso tá longe de ser uma preocupação minha.


braujo

Ah, 100%. Temos preocupações maiores no momento. Enquanto um dos dois candidatos diariamente ameaça a democracia, o outro ainda é só uma ameaça teórica. Eu voto na teórica todas as vezes.


idontlikeflamingos

Eu vou pra essa próxima eleição com uma filosofia bem simples: Primeiro turno eu voto no meu candidato. Segundo turno eu voto em qualquer que estiver contra o Bolsonaro. Pode ser um cone, um saco de bosta ou uma coxinha de rodoviária que tá faz 2 semanas no mostrador. Com os candidatos que estão se desenhando pro ano que vem ninguém é pior que Bolsonaro.


gabandre

O limite deveria ser 1 mesmo


CaioNintendo

Mas de apenas 4 anos? É muito pouco pra ter qualquer tipo de continuidade nos projetos.


gabandre

Por que não teria continuidade? E sem se preocupar com reeleição os políticos poderiam pensar em projetos que não são só de curto prazo


CaioNintendo

Mudança de gestão atrapalha drasticamente o plano de governo anterior. Trocar com muita frequência seria prejudicial. Não falei que deveria ter reeleição, mas se não houvesse, talvez o mandato poderia ser de 6 anos.


vitorgrs

6 é gigantesco no Brasil. Inviável. Você consegue imaginar Bolsonaro por 6 anos? Brasil não tem mais estabilidade política para isso. Até 5 anos é questionável. Isso só é viável, se Brasil tiver recall (população poder arrancar o presidente a qualquer momento)


josiscleison

>Por que não teria continuidade? Sério, cara? Olha as coisas que o Bolsonaro fez quando se elegeu, ou que o Trump fez quando se elegeu, primeira coisa é tentar foder qualquer resquício do legado do presidente anterior. Não tem como ter continuidade quando tem duas forças conflitantes batalhando pelo poder (um candidato com talvez um mero resquício de consideração pelo povo e o outro carregado pelo lobby do empresariado, como sempre foi no Brasil).


Commercial-Cut9311

Ai teria que ser um mandato de pelo menos 5 anos para equilibrar


ArcadianLord

>Lula queria alguém que não conseguisse ameaçar sua influência Basta notar quais são as novas lideranças que vem surgido na esquerda brasileira. São todas fora do PT pois Lula inviabiliza isso. Há quem mencione o Haddad, mas acho que ele fez valer o apelido de "poste". As campanhas de 2010 e 2018 foram todas em cima da figura do Lula. >Não acho saudável para uma república a mesma pessoa ter três, talvez quatro, mandatos. É muito poder acumulado. Por isso que, na minha opinião, o limite de 2 mandatos para presidente deveria ser para a vida toda, e não para mandatos consecutivos.


JCavalks

Tinha que ser proibido ser eleito pra presidente mais de 2 vezes. Honestamente, tinha que ser só 1 vez


Str00pf8

A timeline do Palocci ou Dirceu presidentes seria muito mais assustadora.


mahuky

Eaí tu para e pensa que, mesmo fazendo um governo horrível e não conseguindo se reeleger, ele vai ganhar todos os benefícios de ex-presidente pro resto da vida. O sistema político tá muito quebrado mano.


[deleted]

[удалено]


myrmexxx

Acho que ele é orgulhoso (e burro) demais para agir assim.


Foldmat

O Bolsonaro vai cair, o problema é que o Bolsonarismo continuará vivo. O MBL é um exemplo disso, são contra a pessoa Bolsonaro, mas amam o Bolsonarismo.


El_Buga

O bolsonarismo digievoluiu para reacionarismo, o verdadeiro nome do movimento. E ainda vai ser um problema sério até que todos os que viveram no período da ditadura e foram lobotomizados com propaganda militar quando jovens + fake news do gabinete do ódio depois de velhos tenham morrido. Em toda eleição vamos ter um novo Bolsonaro, seja um dos filhos dele ou não, que já vai largar com 30% do eleitorado fechado com ele.


Illustrious-Throat55

Ontem cheguei a conclusão de que o Brasil retrocedeu 30 anos. Tenho 40 e poucos anos e nunca na minha vida tive que me preocupar com o custo do combustível para levar meu filho na escola e voltar, por exemplo. Hoje, esses 6 km custam 6 reais. Só levar e buscar na escola já custa 12 reais por dia ou algo como R$ 250 /mês. Meus pais se preocupavam com isso antes do plano Real. Depois disso, esses deslocamentos diários nunca precisaram fazer parte do cálculo.


TheGza1

Será um grande dia! 👍


the_victorhugo

Puts verdade em. Que proeza... na vdd o único caminho de saída decente pra ele é o impedimento e cadeia. Agora imagina só o Brasil ser um país sério com uma lei eleitoral séria que beneficiasse o povo e não os próprios políticos; mandato de 5 ou 6 anos sem reeleição, Lei de recall para todos os cargos eletivos, voto distrital puro para os legislativos, voto em lista preferencial com a consequente extinção dos cargos de vices e suplentes... só de sonhar com isso e ver nossa realidade dá um desgosto...


garaile64

É mais provável a minha mãe apoiar a extensão do aborto legal do que isso que você falou acontecer no Brasil.


the_victorhugo

Kkkkkkkkk nem a conheço mas tô ligado


Pedinhuh

Quero ser otimista mas sei la, meu pressentimento é que ele acaba ganhando no segundo turno por alguma maracutaia ou pelo anti-petismo falando mais alto. Isso se ele não tentar dar o golpe. Quero ser otimista mas esse país fode com tudo.


_Laglarge_

Gente, eu não sei vocês, mas eu cada vez mais vejo bolsonaristas ao meu redor. Praticamente todos os meus vizinhos são, familiares do interior apoiam ele, conheço muita gente mesmo que se "converteu" nos últimos meses. Se essas marmotas do MBL continuar, junto ao Temer com essas conversinhas com o Bolsonaro, tentando melhorar a imagem dele. Não sei, ele ainda não tá fora da disputa. Eu tenho muito medo.


Str00pf8

Relembrar que FHC foi o unico que se reelegeu em um turno.


fightingdoomer

ainda acho que se reelege, nunca duvide da estupidez br


ObsceneElbows

não zika


HentaiOctopusKaiju

Tava pensando aqui, e sera que quando esse bosta cais vão lembrar do fiscal do ibama que ele fodeu a vida e ajudar o cara?


Juniornct

Acho que impeachment vai sair bem no finalzinho do mandado, só pra sumirem com ele da política.


El_Buga

Ainda acho mais fácil aprontarem algo pro Lula se tornar inelegível de novo. Já temos os usual suspects falando do “risco econômico”, a imprensa levantando a “regulamentação da mídia”… o circo já está sendo sutilmente armado. O que é contraditório, já que essa mesma turma encheu os cornos de dinheiro no governo dele.


plexomaniac

Anota aí. Bolsonaro não vai sofrer impeachment, mas ele e seus filhos serão declarados inelegíveis, seja por causa da pandemia, seja por causa das rachadinhas ou qualquer outra merda. Vão fazer com eles o mesmo que fizeram com o Lula. Vão arrumar um jeito de tirar eles do páreo e depois das eleições o processo vai ter uma brecha, algum erro técnico, que vai liberá-los de todas as acusações. Me cobrem daqui um ano.


Juniornct

Exatamente isso. No momento eles são úteis pro centrão, mas no ano que vêm eles se tornarão um fardo que só vão atrapalhar as eleições.


baderson

Tao deixando a gente sonhar


AdAdministrative4639

De uma coisa que ele fez de bom, mil foram ruins.


[deleted]

>Já pararam pra pensar nisso? Sim, top.


GuerreiroAZerg

Amém, porra! Vai pro inferno, maldito!


Bubassauro_cr

Tomara amigo! E quando esse m3®[email protected] perder vai ser um grande livramento para Brasil e os brasileiros que não apóiam esse imundo.


YodaCopperfield

vai ser o primeiro presidente a perder a reeleição.


CrazyRafiki

Impeachment e deixa-lo inelegível pro resto da vida


CursedMismagius

Não acho que devemos subestimar a possibilidade dele se reeleger, isso se tiver eleição


Ton1tee

Ainda bem né, sou completamente contra reeleição, Lula, Dilma, não fizeram um bom segundo mandato, e o Bolsonaro já decidiu não fazer no primeiro, eu apoio o parlamentarismo, é bem mais democrático.


yapoosu

E se eu te contar que em 90 anos só 5 presidentes terminaram o mandato?


DeepNavyBlue

Acho que por isso ele quer impeachment e ninguém quer dar. Impeachment só favorece ele se for pensar bem. Fazer o sacrifício de aguentar esse pulha mais 1 ano é que são elas.


CaioNintendo

Só favorece ele?!? Favorece o Brasil não ficar mais 1 ano e meio com um psicopata na presidência.


Moonside_222

Acho que ele quis dizer que favorece mais a ele do que nos, sim se dependesse de mim esse louco não ficava na cadeira presidencial por nem 1 minuto a mais, agora com o impeachment ele e sua corja vão ficar chorando por décadas reclamando que o Brasil não melhorou porque os "comunistas" não deixaram ele trabalhar até o ultimo dia do mandato (narrativa burra eu sei mas tem gente que vai acreditar) não sei se esse argumento se sustenta depois que a base dele se dividiu depois daquele "recuo tático" que ele deu com a carta do Temer, mas pode ser usada para eleger outro candidato talvez?


DeepNavyBlue

O impeachment não passa. Só vai favorecer ele e os bolsominions numa briga sem fim.


CaioNintendo

Sua primeira frase não tem nada a ver com a segunda. Sim, provável que o impeachment não passe. Não, impeachment obviamente não favoreceria ele nem os minions.


Background-Skill-316

\#CIRO2022


Just_some_randon_guy

Se não se reeleger, vai ser por culpa própria. Ele é um fenômeno especial no tópico da auto-sabotagem.


christopherrm

Do jeito que o pessoal se comporta como se ele e lula são as únicas opções acho que ele tem chance de se reeleger


couldhavedonebetter-

Sim, igual o ídolo dele Trump nos USA, mesma coisa. e após a derrota vai tentar melar as eleições, igual o ídolo dele.


AngelicalGirl

Ele tbm pode ser o primeiro candidato a ter um mandato contado de 4 anos, faz mto tempo q isso não acontece.


krncrds

Pois é, nem pra ser oportunista presta, que é uma qualidade política básica


MildlyGoodWithPython

Copiou o Trump até nisso, isso que é ser fã de verdade


giomaxios

Até nisso ele vai copiar o Trump. rsss


Griexus

Bolsonaro pode ser o 5º presidente desde 1946 a ser eleito como cabeça-de-chapa, democraticamente através do voto direto, e sair da presidência sem algum tipo de impedimento precoce. Gaspar Dutra, JFK, FHC e Lula foram os anteriores.


dangelo20

20 anos... mano é uma vida, eu tenho 23anos! mano to velho.\_. > Ninguém manda ser incompetente e um omisso genocida, que pague muito caro por isso, se tivesse feito um governo minimamente decente, ganharia facilmente pois aqui o padrão de político bom é baixissimo. Mas ninguém mandou ele ser incompetente e genocida, ele já é assim! e infelizmente to achado bem difícil ele pagar por esses crimes!


BacontheBreather

Steve Bannon: Garanto eleição!\* *reeleição e fim de mandato não garantido.*


Celeiro100

Temer