T O P

Eu experimentei ir em todos os protestos ontem para você não gastar seu tempo a toa

Eu experimentei ir em todos os protestos ontem para você não gastar seu tempo a toa

SuperMassiveCookie

Muito bom, mas qual o melhor custo-benefício?


haltmich

Sem dúvidas o que pagou 100 reais e deu camisa.


Tetizeraz

Pior que tinha camisetas no protesto anti-Bolsonaro, mas não sei se era pegar e ficar ou se tinha que pagar. Tinha muita gente, então não consegui ver direito. Mas tinha camiseta Lula Livre!


[deleted]

kkkk camiseta lula livre? seriao, bom, como eu ja disse antes, sou contra tanto bolsonaro quanto lula, que bagulho ridiculo kkkk.


Salseiro

E a camisa ainda da pra usar na copa no próximo ano.


ParzivalWadeW

Eu fui, era só 70 reais de vale e uma bandeira vermelha.


[deleted]

>Eu experimentei ir em todos os protestos ontem Mas você foi no protesto da torcida do Vasco?


haltmich

Daniel Silveira está solto e vai jogar no Vasco


Letuba87

>Na verdade, não era meu propósito ir nos protestos pró-Bolsonaro, mas eu tinha combinado de encontrar um redditor Fale a verdade: cê foi encontrar com um mod do brasilivre pra descer o pau nele


bart505000

Nos protestos pró-bolso não se vê um cartaz pedindo pra baixar o preço do gás, do arroz, da gasolina... O povo quer comida no prato, isso aí não representa o povo!


mistervolcano10

É pq não é culpa do presidente esses itens estarem altos hhahauahahhahaha


dirlididi

[CUT/MST distribuiram comidas durante o evento](https://br.noticias.yahoo.com/em-ato-contra-bolsonaro-cut-e-mst-distribuem-alimentos-em-sao-paulo-194440253.html). lembrei de coisas que não gosto de movimento de esquerda: discurso-poesia, discurso #textão e música de 1970. mas quando a bateria fica na mão de alguma juventude... a coisa anda. coisas que não gosto de movimento de direita: a direita, as pessoas que estão lá, as pessoas que gostariam de estar lá mas não estavam, a camisa do brasil, a bandeira do brasil, a cor branca.


Tetizeraz

Opa, valeu pelo link. Eu tinha visto que tinha gente da CUT no protesto, mas não vi nenhuma camiseta de alguém do MST. Imaginei mesmo que era coisa do MST, mas não tinha certeza.


raskrask12

Você diz a cor da pele branca?


Tetizeraz

> discurso #textão O Grupo dos Excluídos da minha cidade soltou um manifesto que: >No texto, tratam essa ruptura como sendo "capitalista neoliberal genocida, colonialista, supremacista branco, racista antinegro e anti-indigena, classista, misógino, lgbtfóbico, legislativo, pseudo-jurídico, midiático, pato-nacionalista-entreguista e norte-americano"


Funky-Flow

>é que eu notei a falta da presença mais forte do PT, PSOL Geralmente gente do PT não aparece como *do PT*, mas como MST, CUT, CMP, etc, porque a galera milita primeiro no movimento social (existem mais tarefas lá), depois no partido. Mesma coisa com o PSOL, que aparece como RUA, por exemplo, ou sei lá qual outra tendência interna.


lbl20

Pelo o que eu sei até agora, o PT está desmobilizando os atos de rua pois eles querem disputar eleição com Bolsonaro.


dirlididi

fonte? pq eu não vi isso de canto algum. entendo que o PT não está mobilizando a sua estrutura partidária como poderia... mas não está agindo contra o movimento. frexo, ciro, e algumas figurinhas políticas se posicionaram contra a presença da oposição no ato do dia 7. mas boulos (PSOL), humberto costa (PT), gleisi (PT) convocaram ao ato.


lbl20

Eles não falaram em momento algum "não vão para o ato", mas como você mesmo disse, eles não estão utilizando sua estrutura (que é a maior do país) para impulsionar os protestos. Os protestos começaram esse ano em maio, e ocorreram outros em junho, julho, agosto e agora em setembro. Lembro do PT ignorando o ato de maio e sendo bem timido no de junho, somente passando a reconhecê-los ativamente em julho. Creio que se o PT realmente quisesse, os atos teriam sido maiores e a pressão pelo impeachment, também maior. Em fotos e reportagens sobre os atos, vejo predominio de partidos pequenos de esquerda e movimentos sociais, mas não vejo (como o autor do post tb não viu) a presença do PT.


dirlididi

ah, estamos concordando. mas é que vc falou em desmobilizar... que é diferente de "não mobilizar". eu vejo freixo e ciro como exemplos de desmobilização, por isso fiz a pergunta.


lbl20

Então, eu interpreto um não mobilizar ou mobilizar timidamente como desmobilizar também kkk. Veja se você entende meu POV. Os atos de rua, desde maio, estão ficando cada vez menores e vejo cada vez mais pessoas perdendo as esperanças neles, sabe ? (Inclusive pessoas que participam dos atos). Daqui a pouco, os atos de rua vão cessar em definitivo, apesar do bozo continuar no poder. Acredito que o PT, como o maior partido de esquerda, tem a obrigação de evitar isso e voltar toda a sua força em mobilização. Lula, o maior nome da esquerda e figura que pode criar o maior movimento de massas do país, fez um discurso de 7 de setembro, sem citar os atos, sem convocar o povo, só no abstrato. Isso também é desmobilizador, a omissão é desmobilizadora. Freixo, ciro e etc são exemplos nitidos de desmobilização, mas acho que há outras formas de desmobilizar sem se colocar claramente contra os atos.


dirlididi

nada, como disse, estamos concordando. só partimos de definições diferentes... mas... sim, o pt deveria estar fazendo MUITO MAIS do que está fazendo. só que busca evitar a radicalização pq é... pelego. vc faz uma leitura correta :)


LouizSir

Queria a gente que o PT fosse tão comunista revolucionário como a direita pinta eles.


xSilverflamex

Tô chutando, mas creio que pro Lula não faz sentido pedir o impeachment. Mais fácil deixar o corno fazendo cagadas e perder na eleição do que dar chance do Mourão revitalizar a direita.


lcg3092

Se existe mesmo essa tendência, que não sei se existe ou não, talvez não seja tanto a questão de disputar eleição com o Bolsonaro, mas talvez não normalizar a questão do impeachment (lembrando que tivemos 1 5 anos atrás apenas, justamente ao PT). Não querendo fazer juízo de valor nessa posição, até porque nem sei se estão ou não desmobilizando alguma coisa, mas talvez faria sentido caso eles acreditem que serão o próximo governo.


boo_ceta

Bem deprimente ver esse protesto anti-Bolsonaro com todo mundo de vermelho, é como se a primeira coisa que esse povo tem em mente é ser descreditado por serem movimentos comunistas. Muita gente que despreza tanto comunismo como Bolsonaro simplemente se afasta desse tipo de gente e por consequência do que estão apoiando.


Funky-Flow

O Grito dos Excluídos acontece há 27 anos, todos os anos, e foi originalmente organizado por grupos católicos. Em todas as edições, a cor predominante era vermelha.


LouizSir

Se a cor da camiseta assusta as pessoas, essas pessoas já tão perdidas pra começo de conversa. O brasileiro NUNCA discutiu política como nos últimos anos, e as consequências disso foram o Bolsonaro fascista eleito com clamores de combate a corrupção. Repito, se a cor de uma camiseta assusta a pessoa, ela não entende nada de política, e precisa estudar mais.


boo_ceta

Muito bom texto e você está certo, mas você acha que esse discurso ganha eleição? É muito bom pra amaciar o ego, mas entenda que o eleitor médio e esse que você está mandando "estudar mais". E é ele que vai votar na cor verde e amarela.


redfoggg

Esse é o grande problema da esquerda brasileira na minha opinião, gente como eu que tá em universidade, sempre estudou não importa a origem, que pesquisa e procura saber sobre os planos e afiliações dos políticos, mas que tem merda na cabeça pra achar que o favelado vai ter o msm acesso. Favelado vai ver é um monte de camisa vermelha, até hj a esquers BR vende que os ricos elegeram Bolsonaro, mas desce(ou suba) em qualquer favela pra tu ver em quem o povo votou. Só deixando claro que minha vivência é de uma favela do nordeste, especialmente de Salvador onde o PT reina na popularidade. Não adianta ficar nesse papo achando que só pq internet existe que o povo já se educa, muita gente nem Jornal mais olha pq os fatos vão contra oq eles acreditam e eles não querem mais olhar. Então sim, o fato dos protestos de esquerda utilizarem o vermelho afasta e afasta muita gente, gente essa que o Brasil precisa agora.


turapuru

based


AdorableWeather

Caro OP. Sinto informar que não deveria ter dado 10 para a pró bolsonaro. Pois simplesmente vc ainda não viu a do dia 12, onde com certeza será muito superior. Aparece lá, que podemos até bater um papo.


Tetizeraz

Eu não dei dez, eu dei "Presidente Genocida"


paiva_gabriel

Será? To vendo muita gente dizendo que não vai aparecer lá porque é o MBL que tá por trás.